Internacionalização do Produto JAT FLEET MANAGEMENT
NORTE-02-0752-FEDER-071060
Reforçar a competitividade das PME
NORTE
ORBCOM – Equipamentos e Serviços de Informática, Lda.
17-11-2020
04-01-2021
03-01-2023
373.955,00 euros
168.279,75 euros
Não aplicável
A empresa definiu os seguintes objetivos estratégicos:
- Internacionalizar o produto Jat Fleet Management, com foco para o mercado Europeu, o qual dada a sua dimensão e apetência para este tipo de soluções será o target por excelência
- Criar de forma sistemática e contínua novos produtos, seguindo a estratégia da empresa num esforço de produtização de soluções de cariz inovador
- Adaptar o software para novos mercados disponibilizando novos idiomas na plataforma e no suporte ao cliente
Com o objetivo de impactar o mercado, a Orbcom por via da solução JAT FLEET MANAGEMENT lança no mercado uma solução dedicada a um mercado mais abrangente, departamentos/gestoras de frotas, encetando por este modo um curriculum de inovação assente no desenvolvimento de produtos estruturados e passíveis de ser integrados.
Apesar da grande abrangência da solução, em que o cliente natural pode passar pelas empresas gestoras de frotas, pretendeu-se ir mais além e direcionar a solução para departamentos dentro do segmento das médias empresas que têm esta incumbência, caracterizando-se por já deterem uma frota a rondar as dezenas de viaturas e que necessitam de uma ferramenta que possa integrar com o seu sistema nativo de gestão.
Para alcançar este objetivo, a Orbcom assume uma estratégia que passará por estabelecer parcerias com distribuidores credenciados e por via de marketplaces que permitam dar a cobertura desejável. Nesse sentido, foi definido como movimento estratégico uma aposta em iniciativas de marketing offline e online.
A Orbcom pretende apresentar uma oferta altamente diferenciadora, num segmento de mercado alargado a todas as Empresas, produzindo soluções tecnológicas inovadoras que auxiliem as empresas na gestão das suas frotas.
A Orbcom define-se como um projeto ambicioso e exigente, formada por uma equipa dinâmica, experiente, com competências multidisciplinares e com um profundo conhecimento da área de negócio, resultado de uma experiência acumulada.
As ações que irão ser implementadas estão estruturadas no domínio da internacionalização, em que a Orbcom pretende potenciar e acelerar as suas exportações nos mercados europeus, com particular foco para o Reino Unido, Alemanha, Suíça e Holanda. Considerando que a solução é global, consideramos 4 mercados core, a partir dos quais a Orbcom pretende um efeito de arrastamento, ou seja, alcançar os mercados circundantes.
De entre os objetivos que a empresa preconizou para a sua estratégia de internacionalização, é de salientar o aproveitamento de novas oportunidades em mercados de elevado potencial nos segmentos nos quais podem ser utilizados o portfólio de produtos e serviços da empresa. Neste caso, focamos os esforços no lançamento europeu do produto JAT FLEET MANAGEMENT, por ser termos desenvolvido um elevado know-how materializado numa solução tecnológica com features inovadoras, com um deploy muito célere, user friendly e altamente escalável.
ORBCOM - APOSTA NA QUALIFICAÇÃO
NORTE-02-0853-FEDER-018124
Reforçar a competitividade das PME
NORTE
19-12-2016
15-11-2016
14-11-2018
393.605,00 euros
177.122,25 euros
Não aplicável
Este projeto destina-se a potenciar o desenvolvimento da Orbcom, incidindo o investimento em fatores dinâmicos de competitividade considerados fulcrais ao crescimento dos negócios. Tem por objetivo qualificar a promotora, de forma a torná-las mais competitivas no mercado internacional.
A escolha das tipologias selecionadas deve-se à necessidade de impulsionar e fortalecer a Orbcom, assim, para cada tipologia estão previstos investimentos estratégicos que serão justificados a propósito das ações a implementar:
- Inovação Organizacional e Gestão: Melhoria das capacidades de organização e gestão, de planeamento e de controlo da atividade mediante a implementação nas empresas de novos métodos ou filosofias de organização do trabalho e reforço das capacidades de gestão;
- Economia Digital e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Criação/adequação de modelos de negócio que permitam a concretização de processos desmaterializados com clientes e fornecedores através da utilização das TIC, designadamente pela colocação dos negócios em plataformas digitais.
- Desenvolvimento e Engenharia de Produtos, Serviços e Processos: Melhoria das capacidades de desenvolvimento de produtos, processos e serviços consubstanciada no reforço das capacidades “laboratoriais” pela aquisição de metodologias inovadoras de trabalho e ferramentas eficazes para a realização de testes.
O projeto aqui apresentado pela Orbcom prevê desde logo o incremento da competitividade interna, por via de uma maior preparação da empresa de forma a tornar a sua estrutura mais eficaz, eficiente e ágil, tendo por finalidade a introdução dos seus produtos em mercados externos.
O produto Legal Matters, sendo uma das gamas tecnologicamente mais evoluída, atua numa área completamente transversal a todos os sectores de atividade, sendo fácil imaginar cada vez mais aplicações. Tudo isto motivado pelas rápidas evoluções tecnológicas que permitem a mais e mais aplicações o acesso a comunicações em todo o local e a qualquer hora, bem como o acesso fácil e imediato a redes de informação como a Internet.
O presente projeto visa ações de qualificação em domínios imateriais, com o objetivo de promover a competitividade da empresa com capacidade global. Para tal, o espírito empresarial dos seus colaboradores contribui para a modernização e crescimento da economia, promovendo uma geração de empresários com atividades de alto valor acrescentado e dirigidas ao mercado internacional. E é neste âmbito que a empresa pretende investir nos seus recursos, bem como a nível de gestão, através da promoção de espírito empreendedor e do empreendedorismo assente na melhoria das competências, apostando na valorização dos recursos humanos, estabelecendo uma relação holística entre Empreendedorismo e Inovação.
ORBCOM COVID
NORTE-02-08B9-FEDER-056783
Reforçar a competitividade das PME
NORTE
ORBCOM – Equipamentos e Serviços de Informática, Lda.
09-06-2020
01-06-2020
30-11-2020
13.752,12 euros
6.876,06 euros
Não aplicável
Para cumprimento das recomendações da DGS nos locais de trabalho, a empresa pretende investir em equipamentos que evitem o contacto com superfícies, a instalação de divisórias, implementação de software para desmaterialização de processos, assim como desinfeção regular das instalações.
O presente investimento insere-se num plano de implementação de normas e medidas de segurança que permitam aos colaboradores o desempenho das suas funções num contexto de pandemia global, cujos objetivos assentam em dois eixos: 1º Proteção e segurança no local de trabalho; 2º Minimizar deslocações e contactos com clientes sem prejudicar a qualidade e eficácia do serviço prestado.
JATVID .: JATVID - Marca Aqui - Just About Time | Covid 19
NORTE-01-02B7-FEDER-049060
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
NORTE
ORBCOM – Equipamentos e Serviços de Informática, Lda.
23-06-2020
13-04-2020
12-10-2020
161.059,60 euros
128.847,68 euros
Não aplicável
A aplicação de gestão de marcações "JATVID - Marca Aqui", será uma aplicação cloud, alojada num datacenter subcontratado, tendo como objetivo inicial dar, de uma forma universal a todos os negócios em Portugal uma ferramenta gratuita de gestão de marcações.
Definição da arquitetura do sistema - É necessário ajustar e definir uma arquitetura do sistema que permita cumprir os requisitos funcionais da solução. O conceito de arquitetura de 3 camadas será o conceito a seguir na definição da arquitetura do sistema (Camada de Apresentação, Camada de Negócio e Camada de Dados).
O modelo de comercialização da solução passa por um modelo gratuito, o qual visa uma massificação relevante na sua utilização, quer por comerciantes, quer por consumidores. Em função das necessidades sentidas pelos comerciantes, será oferecido um modelo premium, com funcionalidades distintas para as organizações que pretendam elevar o nível de serviço. Pretendemos canalizar esta solução junto do portfólio de clientes da Orbcom e por via de canais de comunicação já existentes, tais como as associações setoriais, as quais são prescritores de excelência.
Atualmente o Sistema Nacional de Saúde – SNS enfrenta vários desafios, os quais têm sido fortemente elencados pela Direção Geral de Saúde – DGS. Num momento em que foi iniciado um processo de desconfinamento gradual com o atual estado de emergência, o tecido empresarial, principalmente focado para os estabelecimentos comerciais – cabeleireiros, consultórios médicos, lojas em geral, enfrentam um sério problema, que processos adotar para um regresso seguro? o equipamento de segurança é suficiente? Como gerir a admissão de clientes?
LEGAL MATTERS - Abordagem ao Mercado Europeu e Brasileiro
NORTE-02-0752-FEDER-012858
Reforçar a competitividade das PME
NORTE
ORBCOM – Equipamentos e Serviços de Informática, Lda.
01-02-2016
01-01-2016
31-12-2017
300.205,00 euros
135.092,25 euros
Não aplicável
A estratégia de internacionalização da Orbcom assenta na exportação de soluções altamente diferenciadoras e que incorporem valor acrescentado aos seus clientes. Destas destaca-se o Legal Matters com a prestação de serviços associada com base em recursos existentes ou a contratar em Portugal.
Pretende-se estabelecer um conjunto integrado de ações, como seja, certames, ações de promoção/prospeção e contacto direto com parceiros/clientes que visem a disseminação da Orbcom e neste caso do Legal Matters. As oportunidades nestes mercados são claras e únicas.
O marketing digital surge como estratégia de divulgação e promoção dos produtos, bem como das atividades acima referidas as quais complementam ou preenchem a lacuna do relacionamento interpessoal. Dado o modelo de negócio ser baseado em tecnologias que prestam uma solução assente numa Cloud para o cliente, o marketing digital vai ter uma importância fundamental na angariação de oportunidades de negócio.
O projeto aqui apresentado pela Orbcom prevê desde logo a criação de uma marca própria, para a comercialização da sua ferramenta Legal Matters. O produto Legal Matters atua numa área completamente transversal a todos os sectores de atividade, sendo fácil imaginar cada vez mais aplicações. Tudo isto motivado pelas rápidas evoluções tecnológicas que permitem a mais e mais aplicações o acesso a comunicações em todo o local e a qualquer hora, bem como o acesso fácil e imediato a redes de informação como a Internet.
A seleção dos mercados alvo deste projeto tiveram em linha de conta a exploração de novas oportunidades de negócio, conforme referido anteriormente. Como tal e numa fase preliminar procedeu-se a uma análise global, tendo sido identificado um conjunto de países Europeus como a Alemanha, o Reino Unido e a Suíça, onde existem pólos com empresas na área Legal muito fortes. Espanha, Bélgica, Itália, Suécia também são países que serão abordados através de campanhas de marketing digital direcionadas. O Brasil é também um país possível de ser abordado em função da adoção de tecnologias Cloud que tem, o que fará possível a venda de licenças de uma forma bastante facilitada.