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Designação do Projeto

LEGAL MATTERS - Abordagem ao Mercado Europeu e Brasileiro

Código do Projeto

NORTE-02-0752-FEDER-012858

Objetivo Principal

Reforçar a competitividade das PME

Região de Intervenção

NORTE

Entidade Beneficiária

ORBCOM – Equipamentos e Serviços de Informática, Lda.

Data de Aprovação

01-02-2016

Data de Início

01-01-2016

Data de Conclusão

31-12-2017

Custo Total Elegível

300.205,00 euros

Apoio financeiro da União Europeia

135.092,25 euros

Apoio financeiro público nacional/regional

Não aplicável

Objetivos

A estratégia de internacionalização da Orbcom assenta na exportação de soluções altamente diferenciadoras e que incorporem valor acrescentado aos seus clientes. Destas destaca-se o Legal Matters com a prestação de serviços associada com base em recursos existentes ou a contratar em Portugal.

Atividades

Pretende-se estabelecer um conjunto integrado de ações, como seja, certames, ações de promoção/prospeção e contacto direto com parceiros/clientes que visem a disseminação da Orbcom e neste caso do Legal Matters. As oportunidades nestes mercados são claras e únicas.


O marketing digital surge como estratégia de divulgação e promoção dos produtos, bem como das atividades acima referidas as quais complementam ou preenchem a lacuna do relacionamento interpessoal. Dado o modelo de negócio ser baseado em tecnologias que prestam uma solução assente numa Cloud para o cliente, o marketing digital vai ter uma importância fundamental na angariação de oportunidades de negócio.

RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS

O projeto aqui apresentado pela Orbcom prevê desde logo a criação de uma marca própria, para a comercialização da sua ferramenta Legal Matters. O produto Legal Matters atua numa área completamente transversal a todos os sectores de atividade, sendo fácil imaginar cada vez mais aplicações. Tudo isto motivado pelas rápidas evoluções tecnológicas que permitem a mais e mais aplicações o acesso a comunicações em todo o local e a qualquer hora, bem como o acesso fácil e imediato a redes de informação como a Internet.

DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO

A seleção dos mercados alvo deste projeto tiveram em linha de conta a exploração de novas oportunidades de negócio, conforme referido anteriormente. Como tal e numa fase preliminar procedeu-se a uma análise global, tendo sido identificado um conjunto de países Europeus como a Alemanha, o Reino Unido e a Suíça, onde existem pólos com empresas na área Legal muito fortes. Espanha, Bélgica, Itália, Suécia também são países que serão abordados através de campanhas de marketing digital direcionadas. O Brasil é também um país possível de ser abordado em função da adoção de tecnologias Cloud que tem, o que fará possível a venda de licenças de uma forma bastante facilitada.

Designação do Projeto

ORBCOM - APOSTA NA QUALIFICAÇÃO

Código do Projeto

NORTE-02-0853-FEDER-018124

Objetivo Principal

Reforçar a competitividade das PME

Região de Intervenção

NORTE

Data de Aprovação

19-12-2016

Data de Início

15-11-2016

Data de Conclusão

14-11-2018

Custo Total Elegível

393.605,00 euros

Apoio financeiro da União Europeia

177.122,25 euros

Apoio financeiro público nacional/regional

Não aplicável

Objetivos

Este projeto destina-se a potenciar o desenvolvimento da Orbcom, incidindo o investimento em fatores dinâmicos de competitividade considerados fulcrais ao crescimento dos negócios. Tem por objetivo qualificar a promotora, de forma a torná-las mais competitivas no mercado internacional.

Atividades

A escolha das tipologias selecionadas deve-se à necessidade de impulsionar e fortalecer a Orbcom, assim, para cada tipologia estão previstos investimentos estratégicos que serão justificados a propósito das ações a implementar:


- Inovação Organizacional e Gestão: Melhoria das capacidades de organização e gestão, de planeamento e de controlo da atividade mediante a implementação nas empresas de novos métodos ou filosofias de organização do trabalho e reforço das capacidades de gestão;


- Economia Digital e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Criação/adequação de modelos de negócio que permitam a concretização de processos desmaterializados com clientes e fornecedores através da utilização das TIC, designadamente pela colocação dos negócios em plataformas digitais.


- Desenvolvimento e Engenharia de Produtos, Serviços e Processos: Melhoria das capacidades de desenvolvimento de produtos, processos e serviços consubstanciada no reforço das capacidades “laboratoriais” pela aquisição de metodologias inovadoras de trabalho e ferramentas eficazes para a realização de testes.

Resultados Esperados/Atingidos

O projeto aqui apresentado pela Orbcom prevê desde logo o incremento da competitividade interna, por via de uma maior preparação da empresa de forma a tornar a sua estrutura mais eficaz, eficiente e ágil, tendo por finalidade a introdução dos seus produtos em mercados externos.
O produto Legal Matters, sendo uma das gamas tecnologicamente mais evoluída, atua numa área completamente transversal a todos os sectores de atividade, sendo fácil imaginar cada vez mais aplicações. Tudo isto motivado pelas rápidas evoluções tecnológicas que permitem a mais e mais aplicações o acesso a comunicações em todo o local e a qualquer hora, bem como o acesso fácil e imediato a redes de informação como a Internet.

DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO

O presente projeto visa ações de qualificação em domínios imateriais, com o objetivo de promover a competitividade da empresa com capacidade global. Para tal, o espírito empresarial dos seus colaboradores contribui para a modernização e crescimento da economia, promovendo uma geração de empresários com atividades de alto valor acrescentado e dirigidas ao mercado internacional. E é neste âmbito que a empresa pretende investir nos seus recursos, bem como a nível de gestão, através da promoção de espírito empreendedor e do empreendedorismo assente na melhoria das competências, apostando na valorização dos recursos humanos, estabelecendo uma relação holística entre Empreendedorismo e Inovação.

Designação do Projeto

ORBCOM COVID

Código do Projeto

NORTE-02-08B9-FEDER-056783

Objetivo Principal

Reforçar a competitividade das PME

Região de Intervenção

NORTE

Entidade Beneficiária

ORBCOM – Equipamentos e Serviços de Informática, Lda.

Data de Aprovação

09-06-2020

Data de Início

01-06-2020

Data de Conclusão

30-11-2020

Custo Total Elegível

13.752,12 euros

Apoio financeiro da União Europeia

6.876,06 euros

Apoio financeiro público nacional/regional

Não aplicável

Objetivos

Para cumprimento das recomendações da DGS nos locais de trabalho, a empresa pretende investir em equipamentos que evitem o contacto com superfícies, a instalação de divisórias, implementação de software para desmaterialização de processos, assim como desinfeção regular das instalações.

DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO

O presente investimento insere-se num plano de implementação de normas e medidas de segurança que permitam aos colaboradores o desempenho das suas funções num contexto de pandemia global, cujos objetivos assentam em dois eixos: 1º Proteção e segurança no local de trabalho; 2º Minimizar deslocações e contactos com clientes sem prejudicar a qualidade e eficácia do serviço prestado.

Designação do Projeto

JATVID .: JATVID - Marca Aqui - Just About Time | Covid 19

Código do Projeto

NORTE-01-02B7-FEDER-049060

Objetivo Principal

Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de Intervenção

NORTE

Entidade Beneficiária

ORBCOM – Equipamentos e Serviços de Informática, Lda.

Data de Aprovação

23-06-2020

Data de Início

13-04-2020

Data de Conclusão

12-10-2020

Custo Total Elegível

161.059,60 euros

Apoio financeiro da União Europeia

128.847,68 euros

Apoio financeiro público nacional/regional

Não aplicável

Objetivos

A aplicação de gestão de marcações "JATVID - Marca Aqui", será uma aplicação cloud, alojada num datacenter subcontratado, tendo como objetivo inicial dar, de uma forma universal a todos os negócios em Portugal uma ferramenta gratuita de gestão de marcações.

Atividades

Definição da arquitetura do sistema - É necessário ajustar e definir uma arquitetura do sistema que permita cumprir os requisitos funcionais da solução. O conceito de arquitetura de 3 camadas será o conceito a seguir na definição da arquitetura do sistema (Camada de Apresentação, Camada de Negócio e Camada de Dados).

RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS

O modelo de comercialização da solução passa por um modelo gratuito, o qual visa uma massificação relevante na sua utilização, quer por comerciantes, quer por consumidores. Em função das necessidades sentidas pelos comerciantes, será oferecido um modelo premium, com funcionalidades distintas para as organizações que pretendam elevar o nível de serviço. Pretendemos canalizar esta solução junto do portfólio de clientes da Orbcom e por via de canais de comunicação já existentes, tais como as associações setoriais, as quais são prescritores de excelência.

DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO

Atualmente o Sistema Nacional de Saúde – SNS enfrenta vários desafios, os quais têm sido fortemente elencados pela Direção Geral de Saúde – DGS. Num momento em que foi iniciado um processo de desconfinamento gradual com o atual estado de emergência, o tecido empresarial, principalmente focado para os estabelecimentos comerciais – cabeleireiros, consultórios médicos, lojas em geral, enfrentam um sério problema, que processos adotar para um regresso seguro? o equipamento de segurança é suficiente? Como gerir a admissão de clientes?