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Designação do Projeto

Internacionalização do Produto JAT FLEET MANAGEMENT

Código do Projeto

NORTE-02-0752-FEDER-071060 

Objetivo Principal

Reforçar a competitividade das PME

Região de Intervenção

NORTE

Entidade Beneficiária

ORBCOM – Equipamentos e Serviços de Informática, Lda.

Data de Aprovação

17-11-2020

Data de Início

04-01-2021

Data de Conclusão

03-05-2023

Custo Total Elegível

373.955,00 euros

Apoio financeiro da União Europeia

168.279,75 euros

Apoio financeiro público nacional/regional

Não aplicável

Objetivos

A empresa definiu os seguintes objetivos estratégicos:

- Internacionalizar o produto Jat Fleet Management, com foco para o mercado Europeu, o qual dada a sua dimensão e apetência para este tipo de soluções será o target por excelência

- Criar de forma sistemática e contínua novos produtos, seguindo a estratégia da empresa num esforço de produtização de soluções de cariz inovador

- Adaptar o software para novos mercados disponibilizando novos idiomas na plataforma e no suporte ao cliente

Atividades

Com o objetivo de impactar o mercado, a Orbcom por via da solução JAT FLEET MANAGEMENT lança no mercado uma solução dedicada a um mercado mais abrangente, departamentos/gestoras de frotas, encetando por este modo um curriculum de inovação assente no desenvolvimento de produtos estruturados e passíveis de ser integrados.

Apesar da grande abrangência da solução, em que o cliente natural pode passar pelas empresas gestoras de frotas, pretendeu-se ir mais além e direcionar a solução para departamentos dentro do segmento das médias empresas que têm esta incumbência, caracterizando-se por já deterem uma frota a rondar as dezenas de viaturas e que necessitam de uma ferramenta que possa integrar com o seu sistema nativo de gestão.

Para alcançar este objetivo, a Orbcom assume uma estratégia que passará por estabelecer parcerias com distribuidores credenciados e por via de marketplaces que permitam dar a cobertura desejável. Nesse sentido, foi definido como movimento estratégico uma aposta em iniciativas de marketing offline e online.

RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS

A Orbcom pretende apresentar uma oferta altamente diferenciadora, num segmento de mercado alargado a todas as Empresas, produzindo soluções tecnológicas inovadoras que auxiliem as empresas na gestão das suas frotas.

A Orbcom define-se como um projeto ambicioso e exigente, formada por uma equipa dinâmica, experiente, com competências multidisciplinares e com um profundo conhecimento da área de negócio, resultado de uma experiência acumulada.

DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO

As ações que irão ser implementadas estão estruturadas no domínio da internacionalização, em que a Orbcom pretende potenciar e acelerar as suas exportações nos mercados europeus, com particular foco para o Reino Unido, Alemanha, Suíça e Holanda. Considerando que a solução é global, consideramos 4 mercados core, a partir dos quais a Orbcom pretende um efeito de arrastamento, ou seja, alcançar os mercados circundantes.

De entre os objetivos que a empresa preconizou para a sua estratégia de internacionalização, é de salientar o aproveitamento de novas oportunidades em mercados de elevado potencial nos segmentos nos quais podem ser utilizados o portfólio de produtos e serviços da empresa. Neste caso, focamos os esforços no lançamento europeu do produto JAT FLEET MANAGEMENT, por ser termos desenvolvido um elevado know-how materializado numa solução tecnológica com features inovadoras, com um deploy muito célere, user friendly e altamente escalável.

Designação do Projeto

ORBCOM - APOSTA NA QUALIFICAÇÃO

Código do Projeto

NORTE-02-0853-FEDER-018124

Objetivo Principal

Reforçar a competitividade das PME

Região de Intervenção

NORTE

Data de Aprovação

19-12-2016

Data de Início

15-11-2016

Data de Conclusão

14-11-2019

Custo Total Elegível

393.605,00 euros

Apoio financeiro da União Europeia

177.122,25 euros

Apoio financeiro público nacional/regional

Não aplicável

Objetivos

Este projeto destina-se a potenciar o desenvolvimento da Orbcom, incidindo o investimento em fatores dinâmicos de competitividade considerados fulcrais ao crescimento dos negócios. Tem por objetivo qualificar a promotora, de forma a torná-las mais competitivas no mercado internacional.

Atividades

A escolha das tipologias selecionadas deve-se à necessidade de impulsionar e fortalecer a Orbcom, assim, para cada tipologia estão previstos investimentos estratégicos que serão justificados a propósito das ações a implementar:


- Inovação Organizacional e Gestão: Melhoria das capacidades de organização e gestão, de planeamento e de controlo da atividade mediante a implementação nas empresas de novos métodos ou filosofias de organização do trabalho e reforço das capacidades de gestão;


- Economia Digital e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Criação/adequação de modelos de negócio que permitam a concretização de processos desmaterializados com clientes e fornecedores através da utilização das TIC, designadamente pela colocação dos negócios em plataformas digitais.


- Desenvolvimento e Engenharia de Produtos, Serviços e Processos: Melhoria das capacidades de desenvolvimento de produtos, processos e serviços consubstanciada no reforço das capacidades “laboratoriais” pela aquisição de metodologias inovadoras de trabalho e ferramentas eficazes para a realização de testes.

Resultados Esperados/Atingidos

O projeto aqui apresentado pela Orbcom prevê desde logo o incremento da competitividade interna, por via de uma maior preparação da empresa de forma a tornar a sua estrutura mais eficaz, eficiente e ágil, tendo por finalidade a introdução dos seus produtos em mercados externos.
O produto Legal Matters, sendo uma das gamas tecnologicamente mais evoluída, atua numa área completamente transversal a todos os sectores de atividade, sendo fácil imaginar cada vez mais aplicações. Tudo isto motivado pelas rápidas evoluções tecnológicas que permitem a mais e mais aplicações o acesso a comunicações em todo o local e a qualquer hora, bem como o acesso fácil e imediato a redes de informação como a Internet.

DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO

O presente projeto visa ações de qualificação em domínios imateriais, com o objetivo de promover a competitividade da empresa com capacidade global. Para tal, o espírito empresarial dos seus colaboradores contribui para a modernização e crescimento da economia, promovendo uma geração de empresários com atividades de alto valor acrescentado e dirigidas ao mercado internacional. E é neste âmbito que a empresa pretende investir nos seus recursos, bem como a nível de gestão, através da promoção de espírito empreendedor e do empreendedorismo assente na melhoria das competências, apostando na valorização dos recursos humanos, estabelecendo uma relação holística entre Empreendedorismo e Inovação.

Designação do Projeto

ORBCOM COVID

Código do Projeto

NORTE-02-08B9-FEDER-056783

Objetivo Principal

Reforçar a competitividade das PME

Região de Intervenção

NORTE

Entidade Beneficiária

ORBCOM – Equipamentos e Serviços de Informática, Lda.

Data de Aprovação

09-06-2020

Data de Início

01-06-2020

Data de Conclusão

30-11-2020

Custo Total Elegível

13.752,12 euros

Apoio financeiro da União Europeia

6.876,06 euros

Apoio financeiro público nacional/regional

Não aplicável

Objetivos

Para cumprimento das recomendações da DGS nos locais de trabalho, a empresa pretende investir em equipamentos que evitem o contacto com superfícies, a instalação de divisórias, implementação de software para desmaterialização de processos, assim como desinfeção regular das instalações.

DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO

O presente investimento insere-se num plano de implementação de normas e medidas de segurança que permitam aos colaboradores o desempenho das suas funções num contexto de pandemia global, cujos objetivos assentam em dois eixos: 1º Proteção e segurança no local de trabalho; 2º Minimizar deslocações e contactos com clientes sem prejudicar a qualidade e eficácia do serviço prestado.

Designação do Projeto

JATVID .: JATVID - Marca Aqui - Just About Time | Covid 19

Código do Projeto

NORTE-01-02B7-FEDER-049060

Objetivo Principal

Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de Intervenção

NORTE

Entidade Beneficiária

ORBCOM – Equipamentos e Serviços de Informática, Lda.

Data de Aprovação

23-06-2020

Data de Início

13-04-2020

Data de Conclusão

12-10-2020

Custo Total Elegível

161.059,60 euros

Apoio financeiro da União Europeia

128.847,68 euros

Apoio financeiro público nacional/regional

Não aplicável

Objetivos

A aplicação de gestão de marcações "JATVID - Marca Aqui", será uma aplicação cloud, alojada num datacenter subcontratado, tendo como objetivo inicial dar, de uma forma universal a todos os negócios em Portugal uma ferramenta gratuita de gestão de marcações.

Atividades

Definição da arquitetura do sistema - É necessário ajustar e definir uma arquitetura do sistema que permita cumprir os requisitos funcionais da solução. O conceito de arquitetura de 3 camadas será o conceito a seguir na definição da arquitetura do sistema (Camada de Apresentação, Camada de Negócio e Camada de Dados).

RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS

O modelo de comercialização da solução passa por um modelo gratuito, o qual visa uma massificação relevante na sua utilização, quer por comerciantes, quer por consumidores. Em função das necessidades sentidas pelos comerciantes, será oferecido um modelo premium, com funcionalidades distintas para as organizações que pretendam elevar o nível de serviço. Pretendemos canalizar esta solução junto do portfólio de clientes da Orbcom e por via de canais de comunicação já existentes, tais como as associações setoriais, as quais são prescritores de excelência.

DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO

Atualmente o Sistema Nacional de Saúde – SNS enfrenta vários desafios, os quais têm sido fortemente elencados pela Direção Geral de Saúde – DGS. Num momento em que foi iniciado um processo de desconfinamento gradual com o atual estado de emergência, o tecido empresarial, principalmente focado para os estabelecimentos comerciais – cabeleireiros, consultórios médicos, lojas em geral, enfrentam um sério problema, que processos adotar para um regresso seguro? o equipamento de segurança é suficiente? Como gerir a admissão de clientes?

Designação do Projeto

LEGAL MATTERS - Abordagem ao Mercado Europeu e Brasileiro

Código do Projeto

NORTE-02-0752-FEDER-012858

Objetivo Principal

Reforçar a competitividade das PME

Região de Intervenção

NORTE

Entidade Beneficiária

ORBCOM – Equipamentos e Serviços de Informática, Lda.

Data de Aprovação

21-02-2016

Data de Início

01-01-2016

Data de Conclusão

30-04-2018

Custo Total Elegível

300.205,00 euros

Apoio financeiro da União Europeia

FEDER - 135.092,25 euros

Apoio financeiro público nacional/regional

Não aplicável

Objetivos

Os grandes objetivos da Orbcom passam por cada vez mais vender no mercado externo produtos nossos e serviços de apoio a esses produtos o que permita existir um crescimento sustentado da empresa não apenas ligado ao vetor do número de recursos humanos, mas também ao vetor de subscrições existentes dos nossos produtos.

Atividades

A ORBCOM apresenta 5 áreas de atuação, sendo estas:


- Serviços de Integração e Segurança de Sistemas

Área em que desenhamos, instalamos, integramos, tornamos seguras e suportamos soluções para sistemas informáticos. Temos como nossos clientes Grandes empresas do tecido empresarial Português e alguns clientes na Alemanha, Brasil, Angola, Reino Unido e EUA, bem como várias instituições financeiras Nacionais.


- Serviços de Desenvolvimento

Área que engloba projetos pensados e construídos como resposta às necessidades específicas dos clientes, nomeadamente em Business Intelligence, desenvolvimento com metodologia ágil e portais de conteúdos.


- Serviços de Outsourcing

Área em que assumimos responsabilidade de processos de negócio, sistemas e aplicações, através de colaboradores especializados com o objetivo de melhorar a qualidade e oferecer competências não existentes nas empresas.


- Serviços de Nearshore

A área de NearShore tem vindo a desenvolver-se e, encontra-se atualmente, em franco crescimento, nomeadamente, nas vertentes de desenvolvimento de software à medida, mas de forma muito especial no âmbito de prestação de serviços de natureza técnica.


- Comercialização do Legal Matters e prestação de serviços técnicos relacionados

Legal Matters é a mais recente aposta da Orbcom, constituindo-se como um produto desenvolvido sob a Salesforce Platform, destinando-se ao sector jurídico, estando a ser lançado, em simultâneo, no mercado interno e no mercado externo com foco especial em países no Reino Unido, Alemanha, Suiça, Espanha, Bélgica e entre outros. Após um desenvolvimento de cerca de um ano foi aprovado e lançado oficialmente na loja da Salesforce a 21/08/2015.

RESULTADOS ESPERADOS/ATINGIDOS

O presente Projeto de Internacionalização tem permitiu à ORBCOM promover a sua oferta de serviços no mercado externo através da participação em feiras setoriais, realização de viagens de promoção/prospeção e implementação de estratégias de marketing.


A promoção da atividade da empresa a nível internacional permitiu angariar um maior número de clientes ao promover a sua oferta além-fronteiras.

DESCRIÇÃO DO PROJETO, COM EVENTUAL MONITORIZAÇÃO DO NÍVEL DE EXECUÇÃO

A estratégia de internacionalização da Orbcom assenta na exportação de soluções altamente diferenciadoras e que incorporem valor acrescentado aos seus clientes.

Destas destaca-se o Legal Matters com a prestação de serviços associada com base em recursos existentes ou a contratar em Portugal. Numa primeira fase o modelo de vendas será direto, sendo que posteriormente, com a maturidade do produto e com referências já criadas em clientes nossos, abordaremos um modelo indireto assente em parceiros para escalar as vendas.


A seleção dos mercados alvo deste projeto teve em linha de conta a exploração de novas oportunidades de negócio. Como tal e numa fase preliminar procedeu-se a uma análise global, tendo sido identificado um conjunto de países Europeus como a Alemanha, o Reino Unido e a Suíça, onde existem polos com empresas na área Legal muito fortes. Espanha, Bélgica, Itália, Suécia também são países que serão abordados através de campanhas de marketing digital direcionadas. O Brasil é também um país possível de ser abordado em função da adoção de tecnologias Cloud que tem, o que fará possível a venda de licenças de uma forma bastante facilitada. Pretende-se estabelecer um conjunto integrado de ações, como seja, certames, ações de promoção/prospeção e contacto direto com parceiros/clientes que visem a disseminação da Orbcom e neste caso do Legal Matters.


Os objetivos globais do projeto foram alcançados, tendo a Orbcom potenciado a sua projeção nos mercados externos. Não obstante ser um processo mais lento do que o almejado, consideramos que o retorno imediato, será ainda mais notório a prazo.


O processo de internacionalização foi e continua a ser altamente valorizado pela empresa, tendo contribuído:- Maior exposição internacional;
- Reconhecimento da marca;
- Incremento significativo das vendas;
- Incremento da estrutura orgânica de recursos humanos qualificados

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